terça-feira, 22 de setembro de 2009

廃棄物 - Muda - Desperdício


A palavra´muda´, significado da palavra japonesa para o desperdício, foi dividido em sete principais desperdícios pelo sr. Taiichi Ohno, chefe da Toyota que são: - Excesso de produção; Trasnporte; Movimento; Espera; Processo; Estoque; Refugo.
Esses tipos de desperdícios são as atividades que adicionam custo mas não agregam valor. Numa Empresa Lean, estes 7 tipos de “Muda” são objetos de uma perseguição sem fim pela eliminação dos desperdícios. Aprender a enxergar o “Muda” a sua volta, é a chave para começar a sua jornada de transformação da sua organização em uma Lean Enterprise.
Em todas as atividades os desperdicios estão presentes, o objetivo das atividades de melhorias Kaizen e a filosofia lean manufacturing é a de identificar os desperdícios e reduzir ou eliminá-los.
A identificação do desperdício não é uma tarefa fácil, as vezes pelo fato de estarmos convivendo com os desperdícios acaba se tornando parte do processo. Por isso é importante saber identificar e atuar na redução do muda.





Figura: Excesso de Produção




Figura: Transporte






Figura: Movimento



Figura: Espera






Figura: Estoque



Figura: Processo








Figura: Defeitos, Refugos


Nenhum comentário:

Postar um comentário