domingo, 6 de fevereiro de 2011

The Shingo Prize

Quixote Escultura da cidade de Chihuahua, Mexico
Foto: Eder Freitas



Recentemente eu visitei duas fabricas do setor de eletrônicos no México, o que mais me chamou a atenção nessas fabricas foram as quantidades de dispositivos poka-yokes que são dispositivos a provas de erros, e a gestão a vista. Tomando como exemplo, a montagem de um suporte de um produto que se prende por um conjunto de parafusos, para esta montagem existe um contador de parafusos chamado de screw drive que conta a quantidade de parafusos programado para esta determinada montagem, caso falte algum parafuso o suporte que e colocado em um jig fica bloqueado atraves de um sistemas de travas pneumaticos, não liberando a montagem para o proximo processo e caso tenha sido efetuado a montagem em com o parafuso torto tem um sistema de câmeras que mostra a situação da montagem deste parafuso. A seguir temos a conceituação de dispositivo e de sistema poka-yokes:

- Dispositivo poka-yoke: mecanismo de detecção de anormalidades (erro ou defeito), cujo objetivo é de apontar ao operador ou à máquina a maneira adequada de realizar uma atividade, impedindo que a mesma seja executada de forma incorreta.
- Sistema poka-yoke: dispositivos que interrompem o processamento ou sinalizam - através de buzinas e sinais luminosos - sempre que uma anormalidade for detectada, no qual existe a possibilidade da correção do problema imediatamente.

A partir desses dispositivos e sistemas, as industrias japonesas, especialmente a Toyota,encontraram um meio de operacionalizar a Autonomação e o Controle da Qualidade Zero Defeito, detectando os erros antes que se tornem defeitos e eliminando-os completamente.

A metodologia poka-yoke faz parte das ferramentas do lean manufacturing, esta foi introduzida pelo fundador da Toyota e pelos deselvolvedores do sistema Toyota de produção, Ohno e Shingeo. Dr. Shingo é o autor de vários livros, incluindo um estudo do Sistema Toyota de Produção; Revolução na Produção: O Sistema SMED; Zero Controle de Qualidade: Fonte de Inspeção e do Sistema Poka-Yoke, os ditados de Shigeo Shingo: estratégias essenciais para Melhoramento Vegetal ; produção do não-estoque: O Sistema Shingo para Melhorias Contínuas e Shingo O Sistema de Gestão da Produção: Melhoria funções do processo. Ele era um gênio para entender exatamente porque os produtos são fabricados a maneira como eles são, e depois transformar esse entendimento em um sistema viável de baixo custo, a produção de alta qualidade.

Hoje o The Shingo Prize que leva o nome do fundador do conceito poka yoke , premia as melhores empresas que utilizam o conceito de manufatura de classe mundial.


O Shingo Prize foi criado em 1988 como o padrão de excelência para educar, avaliar e reconhecer as organizações que alcançam o maior nível de classe mundial de excelência operacional em todo o mundo. A filosofia do Shingo Prize é que resultados sustentáveis são alcançados através da aplicação de princípios universais, auto-evidente da excelência operacional e do alinhamento dos sistemas de gestão e técnicas de melhoria de toda a organização. O Prêmio Shingo é administrado pelo Sr. Jon Huntsman School of Business da Universidade Estadual de Utah.

O Prêmio Shingo reconhece organizações e pesquisas que seja coerente com o modelo e orientações com os programas de reconhecimento a seguir:

•O Prêmio Shingo - promove a utilização de estratégias de classe mundial de excelência operacional e práticas para atingir resultados de classe mundial em negócios e do setor público de propriedade do governo / instalações.
•Prémio de Investigação - promove a pesquisa e escrever a respeito de novos conhecimentos e compreensão da excelência operacional.
Nas fabricas na qual eu visitei, os gerentes estavam animados e estavam em processo de preparação para participarem ao Shingo Prize.


Fonte:
http://shingoprize.org/
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0207_0697.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário