quinta-feira, 19 de abril de 2012

Lean Hospital





Recentemente estive visitando um  colega que estava se recuperando de uma cirurgia em um hospital e aproveitei para pesquisar sobre a transformação Lean nos hospitais e descobri as seguintes vantagens da implantação em hospitais, conforme publicado por Jevandro Barros : http://www.blogleanbrasil.com.br/2010/08/resultados-da-implementacao-do-lean-em-hospitais/
  1. Gerenciamento e troca de pacientes entre cirurgias
    Aumento da Capacidade regular e supervisionada em até 30%
    Redução do Tempo de Troca de pacientes entre as OP´s em 40%
  2. Emergência
    Redução do Tempo de Espera dos Pacientes em 38%
    Aumento do número de casos assistidos em 18%
  3. Otimização do Gerenciamento de Admissão e Desligamento de pacientes
    Redução do Tempo de Exposição em 20% (Medicina interna/Pneumologia);
    Redução de Lead Time em até 50%
  4. Gerenciamento de Leitos
    Redução do Tempo de Exposição em cirurgias de rins em 31%
    Redução de Lead Time do planejamento dos leitos em 45%
  5. Otimização das Interfaces entre áreas
    Aumento da Eficiência entre os processos através da melhoria do trabalho conjunto em 13%
    Redução do Tempo de Espera de Pacientes em 25%
  6. Estoques
    Redução dos estoques gerais e em processo em até 65%
    Implementação de Kanban e 5S para gerenciamento dos supermercados
  7. Visitas Médicas
    Aumento da eficiência no trabalho das enfermeiras de 25%
    Aumento da Satisfação dos Pacientes em 18%
  8. Relatório Médico de Liberação
    Redução do Índice de Reclamações de Médicos e Enfermeiros em 50%
    Aumento do número de pacientes com Relatório de Liberação correto e pontual em 32%
 Analisando as possibilidades de melhorias principalmente referente aos principais desperdícios o consultor Luciano Peloche visualizou as seguintes possibilidades:
1 - melhoria nas identificações e sinalizações, especialmente na entrada do hospital, faria com que as pessoas perdessem menos tempo procurando o local onde devem ir (5S);
2 - a recepção principal da enfermaria é desnecessária pra quem já tem agendamento. Deveria ser claro que é para pacientes não agendados / emergências (Trabalho Padrão);
3 - Não existe uma prioridade nos exames, tampouco uma forma de gestão de horários para saber quando é possível fazer "encaixes". Também não existe uma forma de gestão dos protocolos de atendimento. Um quadro (Gestão Visual) resolveria esse problema;
4 - Ainda sobre "encaixes", existe uma oportunidade de nivelamento aqui. É bem provável que exista uma concentração de agendamentos em alguns horários e ociosidade em outros (Heijunka);

  Nos EUA, a IHI (The Institute for Healthcare Improvement), que desenvolve estudos e melhorias no  segmento hospitalar já tem um histórico de bons resultados no segmento.


  No Brasil em São Paulo o Hospital São Camilo em conjunto com o Lean Inst. Brasil são os pioneiros na aplicação de melhorias no segmento hospitalar. A unidade Pompeia da Rede São Camilo economizou 200 mil dólares ao aplicar o Sistema Lean no Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento (SADT). Só na área de imagens do São Camilo, o Sistema Lean diminuiu a quantidade de filmes de estoque de 8.557 para 2.283 filmes, obtendo uma redução de R$71.000,00. A aplicação do Sistema também liberou dois espaços para o hospital: uma sala de 4,5 metros quadrados, onde ficava um almoxarifado, e outra de 4 metros quadrados que armazenava suprimentos.

“O principal resultado do Lean está sendo a integração das pessoas, e a percepção do papel de cada um na cadeia de valor em que está inserido. Entendemos que esse seja o maior benefício de todos e o que dará sustentabilidade de longo prazo no uso da cultura Lean, com reflexo na própria sustentabilidade da instituição”, afirma o diretor do São Camilo. No Centro Cirúrgico, a implementação piloto do Sistema Lean em uma das salas trouxe ganhos significativos em qualidade, produtividade, segurança, controle de demanda por tempo, economia de recursos e redução da possibilidade de erros. A eliminação de etapas desnecessárias no processo da cirurgia fez com que o intervalo de tempo entre as cirurgias caísse de 1h30min para 30min. Com isto, o hospital “ganhou” o
equivalente a cinco salas cirúrgicas no horário nobre (7h às 19h). Os resultados estimados representam uma economia em processos de 2 milhões de reais e um aumento em até 30% na produtividade.



Exemplo de sistema poka-yoke, aplicado no segmento da saúde:








O uso de poka-yoke para a redução de falhas em serviços de saúde



Exemplo VSM (Value Stream Map)





Exemplo da sistemática Andon:



Pulseira: Medido de pressão arterial, sinaliza as alterações



Exemplo da gestão visual nos hospitais:









Co
sisisi








 mais
Fonte:
http://www.gembapantarei.com/2009/04/visual_management_resource_for_lean_hospitals_1.html
http://www.medifilm.co.uk/
http://www.leonardogroupamericas.com/lga/index.php?option=com_content&view=article&id=196:orwebinar&catid=56:healthcare-programs&Itemid=119rte http://www.ihi.org/Pages/default.aspx

http://www.lean.org.br/comunidade/releases/Workshop_detalha_MFV_no_Hospital_Sao_Camilo.pdf
http://www.leanhealthcareexchange.com/wp-content/uploads/2011/03/HPP_CaseStudy_Nursing_Satisfaction.pdf

http://www.gembapantarei.com/2009/04/visual_management_resource_for_lean_hospitals_1.html
http://www.medifilm.co.uk/
http://www.leonardogroupamericas.com/lga/index.php?option=com_content&view=article&id=196:orwebinar&catid=56:healthcare-programs&Itemid=119
http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2011/artigos/E2011_T00309_PCN36396.pdf

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