domingo, 10 de março de 2013

Diagrama de Espaguete / Spaghetti





  Como preparar um excelente espaguete? Bom, este não é um post sobre a preparação de um espaguete, mas sobre um simples diagrama de modelagem de processos que tem uma forma de espaguete. Em italiano se escreve "spaghetti" que tem origem na palavra " spago"  e tem como significado de barbante.

  Este diagrama é uma ferramenta muito simples, utilizada com muita frequência nos conceitos de Lean Manufacturing, basicamente auxilia na definição de um layout industrial ou administrativo.  Graficamente analisa a distância percorrida por um operador, sistema de alimentação das linhas de produção entre outras aplicações. 

O diagrama de espaguete é uma ferramenta para ajudar a estabelecer o layout ideal com as  observações das distâncias percorridas na realização de uma determinada atividade.

Como Fazer o Diagrama 

- Decida o que você vai observar produto, por exemplo, o pessoal ou o fluxo de uma determinada atividade. É possível analisar simultaneamente usando diferentes linhas coloridas para representar cada fluxo.

- Desenhar o layout da área e, em seguida, desenhar linhas no diagrama para representar os principais fluxos. Na área industrial das empresas sempre tem a disposição o layout industrial, solicite a impressão do layout de forma quadriculada onde cada quadrante corresponde a 1m. Caso não tenha o layout realize um traçado em uma folha A3 de forma quadriculada conforme figura 01.

Fig01: Formulário quadriculado A3


- Ao analisar as linhas, você pode identificar as áreas com movimento desnecessário, contabilizando a metragem e o tempo gasto para efetuar determinado deslocamento. e analisando em conjunto com a equipe como será realizado a otimização do fluxo.

- Para todas as atividade desenvolvidas no Gemba, as informações e a participação da equipe é muito importante;


- As informações de data, hora e do processo no qual a atividade esteja sendo realizadas devem ser documentadas;

- Trace o fluxo das atividades, diferenciando com cores diferentes;

Anote todas as paradas com números seqüenciais e com o tempo de cada parada;

Observe quaisquer elementos estranhos durante as observações das atividades;

Marque quaisquer interrupções durante o processo;

- Avalie as atividades que necessitam de suprimentos ou de aprovações para serem efetuadas;

Fazer perguntas e buscar sugestões da equipe, as melhores idéias muitas vezes vêm de quem vive o processo diariamente;


Fig.02: Diagrama De Spagheti utilizado na análise do set up e implantação do SMED


Fig03: Diagrama de Spagheti Antes

Fig04: Diagrama de Spagheti Depois




Fonte: www.numa.org.br




  O diagrama é melhor utilizado em conjunto com outras ferramentas e técnicas de lean  
manufacturing que ajudam a mapear o funcionamento de um determinado processo.
  Usando o diagrama de espaguete, é possível identificar algumas das fontes de problemas e e onde ocorre perda de tempo em alguma atividade. Ele também ajuda a decidir sobre os próximos passos a tomar. Por exemplo, você pode usar o diagrama para fazer alterações no layout do departamento e para melhorar a eficiência dos fluxos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário